sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

VAMOS ESCREVER - DISSERTANDO SOBRE LITERATURA

               
Com base nas explicações do professor sobre literatura, escreva um texto sobre a Literatura Brasileira e, outro, sobre Literatura Portuguesa. Para melhorar seu texto, pesquise no livro “Português: linguagem: volume 1: ensino médio/William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 5. Ed. São Paulo: Atual, 2005”. Págs. 84 e 86.
                       
A Literatura Portuguesa
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

A Literatura Brasileira
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A CONJUNÇÃO E O ESTUDO DAS ORAÇÕES

A CONJUNÇÃO E O ESTUDO DAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
CONCEITOS
Não há como separar o estudo das conjunções, sem colocá-las dentro dos períodos coordenados e subordinados. O período coordenado é aquele que recebe uma conjunção para ligar suas orações, as quais sempre indicadas por verbos. São chamados coordenados porque são independentes entre si. Já o período subordinado é aquele ligado por uma das conjunções subordinativas. A oração subordinada depende da principal e vice-versa, para que haja entendimento na frase. Exemplos:
       e        volte logo                      Não fui      porque      não quis.
                      1ª or.ind.  conj.            2ª or. Ind.                                              1ª Or.principal          conj.                   2ª or. subordinada

A conjunção é a palavra que estabelece relação entre duas orações ou entre dois termos que exercem a mesma função sintática. (Faraco e Moura, L & L, pág. 369).
Então, a conjunção liga oração ou termos. Quando liga oração aparece sempre, pelo menos, dois verbos (os exemplos acima). Se ligar termos, as palavras são da mesma classe gramatical.
João       e      Maria são felizes.    Comprei casa    mas também   carro este ano.
                   1º termo        conj.         2º termo                                                                        1º termo        conjunção                    2º termo

LOCUÇÃO CONJUTIVA
As conjunções formadas por mais de uma palavra são chamadas de locução conjuntiva, porém têm o mesmo valor de uma só palavra. São exemplos: mas também, desde que, uma vez que, em que pese a, à proporção que, à medida que, que nem etc.
CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES
As conjunções podem ser coordenativas e subordinativas.
As conjunções coordenativas ligam orações independentes ou termos.
Fui        e         vim     mas também    venci
                 1ª or.ind.          conj.         2ª or.ind.             conj..                            3ª or.ind. 

[Podem ser entendido assim: Fui (eu fui – e pronto); Vim (eu vim – e pronto); mas também = e; venci (eu venci – e pronto). É por isso, que os termos são independentes].

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PARA ESCREVER MELHOR

REDAÇÃO

Antes de começar a narrar, descrever e dissertar, leia as dicas, pratique o que aprendeu sobre redação e atente à leitura dos textos e exercícios.

1.   Escreva tudo o que vier na sua imaginação;
2.   Releia o texto que escreveu, modifique o necessário e reecreva-o;
3.   Lembre-se de que ninguém está obrigado a ler rascunho, passe-o a limpo;
4.   Seja original, não transcreva frases prontas, gírias ou bordões;
5.   Não escreva letras muito pequenas ou muito grandes, não invente letras ( bolinha no “i” ou sem pingo no “j” );
6.   Escreva letra legível;
7.   Faça margens regulares e parágrafos;
8.   Procure usar pontuação adequada ( vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, travessão, ponto )*;
9.   Verifique a ortografia;
10.        Corte ou substitua as palavras repetidas;
11.        Use frases curtas e completas;
12.        Verifique se há adequação à proposta solicitada, se você não fugiu do tema.
13.        Não sublinhar o título;
14.        Não assinar a redação como autor.

 OUTRAS RECOMENDAÇÕES:
1.   Imagine que todo mundo alfabetizado sabe escrever.
2.   Escolha palavras que relacionam ao assunto proposto.
3.    Não copie os outros. O plágio serve apenas de humor. Crie.
4.   Pergunte ao seu professor como pode melhorar seu texto.
5.   Não desista se escreveu mal pela 1ª vez. Bons escritores refazem seu texto.
6.   Você pode ser chamado ao um bom emprego.
7.   Ser hábil na escrita é ser um diferencial.   
8.    O pequeno escritor é também um artista.

PONTUAÇÃO* (Estude análise sintática)

1.Vírgula (,)
2.Ponto-e-vírgula (;)
3.Dois-pontos (:)
4.Ponto (.)
5.Travessão (-)
6.Reticências (...)

1.   A planta secou pois não foi regada.
Traga o jornal, pois eu quero ler.
2.   Uma vida de consolo; outra, de amargura.
3.    Só sei uma coisa: é que nada sei.
4.   Levam a vida como o destino pudesse resolver.
5.   Sentiam felizes e eram sempre assim – em fazer maldades.
6.   Só sei uma coisa: uma ... não sei se digo.

ARTE - LITERATURA: 1ª AULA

ORIGENS DA LITERATURA PORTUGUESA E BRASILEIRA
1.Observe o esquema:

                       
LITERATURA




PORTUGUESA
BRASILEIRA



MEDIEVAL
CLASSICO
COLONIAL
NACIONAL


1.Travadorismo
2.Classicismo
1.Lit. de Informação
(Quinhentismo)
4.Romantismo

1ª Época
3.Barroco

5.Realismo

2ª Época
4.Arcadismo
2.Barroco
(Seiscentismo)
6.Naturalismo


(neoclassicismo)

7.Parnasianismo


5.Romantismo
3.Arcadismo
(Setecentismo)
8.Simbolismo


6.Realismo

9.Pré-modernismo


7.Naturalismo

10.Modernismo


8.Simbolismo

11.Pós-modernismo
(Contemporaneidade)

9.Modernismo




2.Complete os espaços do texto abaixo:
                O ser .......................se modifica através dos ......................: muda sua forma de.............,de sentir e de ver o ................Consequentemente, promove ...................nos valores, nas ideologias, ...................., na moral. Por isso, é natural que as obras ...............,apresentem características próprias do movimento ....................em que são produzidas. Em certas .............., por exemplo, determinados temas podem ser mais ................... dos que outros; em outras épocas, os ..................podem estar mais interessados no trabalho formal com os .................. do que nas ideias, e assim por diante.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

2ª AULA - ESTUDO DE TEXTO

LER, INTERPRETAR, CORRIGIR, REFAZER E PRODUZIR SERÁ NOSSO ESTUDO
“O segredo do bom texto consiste em dizer de modo fácil coisas profundas, significativas e reveladoras e não em dizer coisas simples e óbvias de modo complicado” (Edméia Neiva)
“A simplicidade da linguagem não é incompatível com a riqueza de conteúdo”
(Carlos Leite Vieira)
O português, como todas as línguas é uma língua viva, que vai se modificando, reaparecendo ou desaparecendo outras palavras. No entanto, é preciso ter cuidado e evitar as redundâncias, os neologismos, os estrangeirismos, latinismo ou modismos.

FELÍCIA
A Felícia tinha sorte para o namoro. O elo de ligação entre amigos era também seu forte. Além da amizade, encarava de frente todos os que com ela se relacionavam, na escola, na rua, no baile ou em qualquer festa. Colecionava um panorama geral para ter um novo modelo de namorado a cada dia, se possível. E triste daquele que se metesse com ela, enfrentava de frente.
O eixo central, isto é, o eixo básico de sua pomposa atitude, o de atrair tanto namorado assim, - era ser rica - e a sociedade como um todo sabia disso; não dava marmanjo sobrando que não a quisesse prioridade absoluta tê-la como amante que fosse. Sabiam todos que tinham um futuro para frente, e hajam moços fazerem planos para o futuro: superar radicalmente as vontades, e, quando jovem, aí não tem para ninguém, superar é o desfecho final: casar-se, se até fosse o caso.
Mas a moça tinha algumas intenções embrionárias: cooperação conjunta entre namorados nem ver. Cada qual podia ser seu namorado, no entanto, nunca eles se deviam encontrar. Assim, planejava antecipadamente o encontro, há uns dias atrás. Sempre que via um, recebia-o com sorrisos nos lábios, sintomas indicativos de que nada pudesse ser desconfiado pelo outro. Até inventava ou desconversava quando alguém a perguntava por  aquele que tinha viajado a países do mundo, posto que sempre era motivo de desculpa. Não estava mais com ela. Ela, com a cara mais deslambida como era, dizia afrontosamente: vou estar enviando noticias minhas...
Assim, em matéria de fidelizar, Felícia era uma expert. Seu hobby ou sua bom vivant, a priori, nunca foi otimizar seus staffs de namorados, mas compatibilizar-se com eles.
Leia com atenção o texto. Identifique tudo o que se explicou antes. Resolvas as questões propostas pelo professor.


3ª AULA:  PARA ESCREVER BEM

Eis algumas dicas de uso constantes que devemos evitar ao escrever um texto:
(Explicação em sala, com exemplos práticos)
1.       As redundâncias

2.       Os neologismos

3.       Os estrangeirismos

4.       Os latinismo

5.Os modismoS

6.Os galicismos

Leia com atenção o texto. Identifique tudo o que se explicou antes. Resolvas as questões propostas pelo professor.
            Reescrever o texto “Felícia”, retire dele todos os vícios possíveis (os item de 1 a ¨6, se houver). Ao reproduzi-lo tente ser coeso e coerente com a narrativa.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

1ª AULA: PORTUGUÊS - 3º A, B, C e D.

TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS DE PORTUGUÊS - NORMA CULTA
Corrija todas as frases abaixo. Reescreva-as após localizar o erro. Discuta o porquê do erro com o professor, justificando com uma regra estabelecida pela norma culta.  
1-    Tem muitos manifestantes na praça.
2-    Devemos estarmos atentos.
3-    Entreguei a causa a meu adevogado.
4-    Acabei de receber uma telefonema.
5-    É um problema difícil de se resolver.
6-    Não devem haver dúvidas entre nós.
7-    Não estudei por que não quis.
8-    Vá si quiser.
9-    Este trabalho está melhor feito que o outro.
10-  O mestre mandou eu guardar o silêncio.
11-  Este quadro foi copiado sobre o modelo.
12-  Esta é a casa que eu mandei construí-la.
13-  Esta é a canção que eu gosto mais.
14-  Desejo falar consigo.
15-  Abraça-lhe o amigo certo.
16-  Vende-se apartamentos.
17-  Hajam vista os precedentes.
18-  Acabem-se com as exceções.
19-  Aconteceram chegar todos atrasados.
20-  Ela ama muito viajar.
21- Precavenham-se contra os larápios.
22-  O trem desencarrilhou no quilômetro 20.
23-  Cansou-se de bater na porta.
24-  Cadê o livro que recebeste?

      25. Nenhum deles atreveu-se a falar.