sexta-feira, 5 de novembro de 2010

TEXTO FUGURATIVO E TEMÁTICO


TEXTO FIGURATIVO E TEMÁTICO

Às vezes dois textos apresentam diferentes planos: expressão e conteúdo. Mas podem apresentar diferentes planos da expressão, no entanto mesmo plano de conteúdo. O texto que apresenta aspectos de coisa do mundo concreto, reais, podemos dizer que é texto figurativo. Já o texto que apresenta conceitos abstratos é chamado temático. Este, nas entre linhas a expressão existe de forma geral, não particular que, geralmente, narra-se opiniões do seu autor sobre o mundo.
É importante conhecer a natureza do texto que se quer produzir, para que se tenha o controle (não só daquilo que, em tese, procura dizer) e possa escolher e concluir todos os pontos fundamentais de sua argumentação.
Vejamos o poema - FAMÍLIA
Família

Meu pai montava cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
Lia a história do Robinson Cruzoé,
Comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
A ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
Chama para o café.
Café preto que nem a preta velha
Café gostoso,
Café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo, olhando para mim:
-Psiu... Não acorde o menino,
Pará o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... Que fundo!

Lá longe meu pai campeava
No mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
Era mais bonita que a de Robinson Cruzoé

(Carlos Drummond de Andrade)


Sugestão de transformação do texto FAMÍLIA figurativo em temático
Família
A nossa família vivia na fazenda. Os homens costumavam campear. As mulheres cuidavam das crianças, da costura e da casa. Enquanto os pequenos dormiam, sob as árvores, eu lia a longa história de Robson Cruzoé.
A empregada escrava, que nunca se esquecia do bom café do meio-dia, gritava para que todos viessem tomá-lo.
O dia morria no horizonte. Ai as crianças eram preparadas pela Preta Velha que as fazia dormir nos aposentos e, depois, a Velha, cansada, suspirava por mais um dia realizado.
Meus pais continuavam a lida de sempre, quando amanhecia. Preparava novamente os homens para a tarefa de vigiar a fazenda, cuidar da criação e dos alimentos da mesa. As mulheres, além dos afazeres da casa e cozinha, eram obrigadas a prosear muitas histórias, histórias incomparáveis, as quais, desde criança, jamais me esqueci.
Aí vimos como exemplos, o texto de Temático ‘ FAMÍLIA’ de Carlos Drummond de Andrade, onde logo depois o transformamos em Figurativo, com título igual, sugerido pelo professor.














Um comentário:

  1. Para aqueles que escrevem e gostam de desafios e, no entanto, querem desenvolver o talento artístico de uma criança ou mesmo do jovem, não basta explicar as formas narrativas ou formas básicas de redação, é preciso ir além. A criança precisa ser estimulada pelo adulto para desenvolver o potencial artístico; o jovem, ser experimentado além da sua capacidade avançando nas habilidades que os profissionais permitem no âmbito escolar e no plano do conteúdo. Isso pode ser uma fórmula para criar de pequenos a grandes escritores.

    ResponderExcluir